Cabelos, Moda e Beleza by Rodrigo Lima

Dicas de cabelos – Por Kiko Pegoraro

Efeitos Especiais
Enquanto eles crescem

Há poucas torturas comparáveis à de deixar o cabelo crescerem.
Conheça alguns truques que vão deixá-la bonita enquanto os fios aumentam de tamanhos.

Como seria bom se, ao decidir deixar o cabelo crescer, na manhã seguinte, ao acordar, lá estivessem com nova e longa cabeleira! Mas a realidade, infelizmente, mostra que essa espera pode se prolongar por meses, e até anos, num verdadeiro teste de paciência. São pontas que sobram, mechas que jamais ficam assentadas, tudo induzindo você a correr para o cabeleireiro e desistir da empreitada!
Na verdade, não é nada fácil deixar o cabelo crescer, principalmente se ele está repicado. Mas no final vale a pena. Além disso, há muitos truques que você pode adotar como hábito, variando a cada dia, para tornar essa espera menos desagradável. É claro que durante esse período você vai ter que dedicar um tempo extra aos cuidados com o cabelo. Nada de lavar e deixar secar naturalmente. Em vez disso, amasse as pontas com as mãos para dar textura e volume ou manter sempre com escova lisa, com pontas modeladas. As mechas compridas podem ser enroladas com baby-liss ou presas com elásticos, faixas, fivelas, tiaras ou outros bonitos acessórios.

michelle.jpg

Kit Prático:
Monte um kit básico e deixe-o sempre à mão, na bolsa ou no escritório. Escolha alguns itens de cada uma das listas A, B, C, e D..

Acessórios Essenciais:
Tiara-escolha uma bem larga para prender bastante cabelo, ou use um par delas juntas. Escolha um modelo que tenha um pente por dentro para ajudar a prender o cabelo. “Fru-fru” – estes elásticos revestidos são uma boa alternativa para prender rabo-de-cavalo. Presilhas – prendem e enfeitam ao mesmo tempo. Tenha pelo menos uma à mão para emergências. Bandanas e lenços – ótimos para esconder qualquer cabelo em estado crítico.

Bons Básicos:
Escovas e pentes – com estes instrumentos super-básicos, você faz dezenas de penteados diferentes. Secador – tenha sempre um do tipo portátil à mão para secar ou amassar os cabelos em qualquer lugar. Água – borrifando um pouco sobre os cabelos, dê nova forma ao penteado. Mãos – elas ajudam a conseguir efeitos rápidos. E, o que é melhor, está sempre à disposição.

Clips e Muito Mais:
Clips – seguram fios mais largos. Coloque-os na direção oposta à dos cabelos. Quanto mais compridos, mais firmes eles ficam. De preferência, escolha os curvos em vez dos retos. Piranhas – mantêm fios rebeldes e cabelos volumosos no lugar. Pentes-presilha – são ótimos para prender partes do cabelo e ajudam a manter a franja para trás. Elásticos – forrados, naturalmente, são usados para um rabo-de-cavalo simples.

Domadores Especiais:
Gel – um pouco para assentar os fios. Para um visual mais elegante, use um pouco mais. Mousse – modela, deixando os cabelos mais ondulados. Pomada – aplicando um pouco na raiz, ou nas pontas do cabelo, encorpa ou espeta os fios, dando um visual arrepiado. Sprey – fixa os fios rebeldes e faz o penteado durar mais.

CURIOSIDADES SOBRE O CRESCIMENTO.
• O cabelo cresce aproximadamente 12 mm por mês. Assim, uma franja na altura das sobrancelhas leva pelo menos 10 meses para chegar à altura do queixo.
• O cabelo cresce mais depressa nas pessoas jovens e, conforme você vai envelhecendo, ele demora cada vez mais para crescer.
• Embora nada tenha sido comprovado, suspeita-se que no verão o cabelo cresça mais depressa. Isso acontece provavelmente porque ficamos mais ativos no calor, acelerando nosso metabolismo.
• Outros fatores que podem diminuir o ritmo de crescimento do cabelo são doenças e dietas rigorosas. Compense ingerindo suplementos alimentares.

DICAS:

Repicado Longo.

• ABUSE DOS CACHOS: quanto mais o cabelo cresce, mais o peso dos fios vai alisando-os, uma boa maneira de disfarçar as partes mais rebeldes e deixá-las com mais balanço é fazer cachos, use bobs elétricos, baby-liss, modeladores, ou o que tiver à mão. Um pouco de mousse faz o penteado durar mais tempo. Você pode usar ainda aqueles bobs com elásticos ou mesmo bobs tradicionais. Para obter um melhor resultado, deixe-os nos cabelos por algumas horas enquanto faz uma outra tarefa.
• PELO LAÇO: um bom laço pode ser uma excelente tática para esconder as pontas rebeldes. Passe um pouco de gel ou pomada no cabelo para fixá-lo. Faça um rabo-de-cavalo, depois torça as pontas para cima, até formar um pequeno coque, e prenda com grampos. Prenda o laço bem firme em cima do coque.
• TUDO PARA O ALTO: um par de pentes curvos é tudo o que você precisa para prender as pontas do cabelo no alto da cabeça, escondendo as pontas rebeldes. Coloque um pente de cada vez e encaixe-os bem firme no cabelo, deixando-o bem preso. Cheque no espelho para ver se os pentes estão alinhados. Se sobrarem fios soltos, penteie-os para cima e fixe-os com sprey.
• POMPOM: prendedores divertidos, como estes com pompom, garantem um cabelo arrumado o dia todo. Escove o seu cabelo para trás e alise-o com um toque de gel. Esconda a franja que está crescendo, fazendo um rolo grande e prendendo com um grampo. Faça um cacho na ponta do rabo-de-cavalo com o dedo ou com o baby-liss.
• BEM EMBRULHADO: coloque seu cabelo em um saquinho como este e esconda os fios que estão crescendo. Puxe o cabelo para trás, prendendo num rabo-de-cavalo. Coloque o cabelo no saquinho e amarre-o bem firme. Você mesma escolha um tecido leve – chiffon, seda ou algodão fino.

Repicado Curto.

• A ORDEM É AMASSAR: deixar crescer um cabelo repicado curto exige ainda mais paciência. Esqueça o brushing e seque-o sempre amassando. Comece aplicando no cabelo recém-lavado uma boa quantidade de mousse. Jogue a cabeça para frente e comece a secar com o secador, até que os cabelos fiquem úmidos. Levante a cabeça um pouquinho e amasse bem todos os fios. Levante a franja e direcione o jato do secador sobre a raiz.
• VIVA A TIARA: ela segura cabelos cheios de pontas e os mantêm no lugar. Por que ficar apenas com uma tiara se você pode usar duas ou três? Aproveite para fazer mil combinações com as roupas que estiver usando. Coloque-as no cabelo depois de secá-lo amassando. Prenda toda a franja com grampos e cubra-os com tiara.
• TOQUE DE VELUDO: prenda o seu cabelo para trás, amassando-o e deixando as pontas livres. Primeiro, modele o cabelo usando uma mousse especial para dar volume. Coloque uma faixa larga de veludo e prenda-a com grampos bem atrás das orelhas. Puxe o restante do cabelo sobre os grampos para escondê-los.
• BUQUÊ DE ROSAS: você mesma pode fazer enfeites como estes, em formato de rosas. Use sua criatividade para fazer as rosas ou monte cada flor assim: costure duas tiras do mesmo tecido em cores diferentes, formando um tubo. Vire-o do avesso e faça um rolinho no formato de uma rosa. Costure esta e as outras flores que montar no alto da tiara.
• PARA TRÁS: passe gel e puxe todo o cabelo para trás, formando um mini-rabo-de-cavalo. Esse penteado disfarça as pontas irregulares do cabelo. O cabelo deverá ser puxado, sem esticar, ou seja, deixando meio solto e mantendo o volume. Prenda o cabelo com um elástico forrado e depois amasse novamente os fios em volta dele. Fixe com um jato de sprey.

Kiko Pegoraro
Hair stylist, Maquiador

Belezain.com.br

About these ads

Os comentários estão desativados.